top of page

Secretários falam sobre as metas do novo governo

  • Divulgação
  • 18 de fev.
  • 6 min de leitura
Após reunião entre o Prefeito Degan (MDB) e os Secretários Municipais, questionamos quais são as metas de cada pasta para 2025

Reunião entre Prefeito e Secretários (Foto: Reprodução / Internet / Post facebook prefeito Degan)
Reunião entre Prefeito e Secretários (Foto: Reprodução / Internet / Post facebook prefeito Degan)

Na última sexta-feira (14) o prefeito municipal Antônio Carlos Degan (MDB) se reuniu com todo o seu secretariado, juntamente com a vice-prefeita Ana Carolina Marconi (UNIÃO) para, segundo uma postagem em suas redes sociais pessoais: "importante encontro de alinhamento e prestação de contas" (...), "debatemos cada área da gestão, analisando o que foi feito e projetando as próximas ações" (...), "cada secretaria apresentou suas metas e desafios".


Com isso, enviamos um email para a prefeitura através da assessoria de imprensa questionando quais seriam essas metas, para que a população pudesse entender melhor o trabalho de cada pasta.


Segue abaixo na integra o que foi enviado por email como resposta.


Cultura e Turismo

“O maior desafio da Secretaria de Cultura é o orçamento, houve um corte significativo na pasta em relação ao ano passado, o que dificulta a realização de um planejamento mais robusto, acreditamos que nos próximos anos, essa questão seja equilibrada para que a Secretaria possa desenvolver mais projetos para fomentar a cultura. Nossos planos para a Gestão 2025/2028 é formação de plateia, queremos criar um público de cultura e isso leva tempo, nós começamos bem esse projeto, em janeiro realizamos em parceria com o SESC Ribeirão, cinco dias de cinema que levou cerca de 700 pessoas ao Centro Estudantil, além de através de leis de incentivo, receber espetáculos que criem na população essa vontade de sair de casa para assistir a apresentações culturais. Outra missão que queremos lutar muito para desenvolver é o turismo, estamos buscando conexões com os secretários das cidades vizinhas para juntos, criarmos rotas turísticas o que fomentaria a economia das cidades. Além disso, buscar parcerias para trazer eventos como passeios ciclísticos mostrando assim aos visitantes o potencial turístico de nossa cidade. Teremos muitos desafios pela frente, mas acreditamos que juntos, Poder Público e Sociedade Civil, iremos transformar Jardinópolis em uma cidade mais culta e turística, e que os benefícios dessas conquistas sejam sentidos pela população”, Cristhiano Lelé.


Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente

“Para o ano de 2025 está planejado a construção da Central de Resíduos, continuação do projeto de parceria voltado para a reciclagem, continuar e ampliar os atendimentos aos animais, reforma e abertura do parque Lucas Rassi e Bosque José Piassa. Além, de continuar atendendo produtores rurais do município com o programa Patrulha Agrícola, também está entre os planos a resolução SEAMA com a SEMED para Educação Ambiental, e manter podados os logradouros municipais” – Caio Furlan


Administração e Planejamento

“A Secretaria de Administração e Planejamento da Prefeitura Municipal de Jardinópolis enfrenta o grande desafio de transformar a gestão pública, deixando para trás a cultura de resolver problemas apenas de forma emergencial e passando a atuar com planejamento estratégico. Para isso, é fundamental a implementação de processos mais eficientes, o fortalecimento da gestão financeira e a modernização administrativa, garantindo que as decisões sejam pautadas na previsibilidade e não apenas na urgência. Com um trabalho estruturado, é possível otimizar recursos, melhorar a qualidade dos serviços prestados e garantir um desenvolvimento sustentável para o município” – Fabrício Castilhiano


Obras e Serviços Públicos

“A prioridade é resolver o problema de drenagem em um loteamento específico, a interligação do esgoto na estação de tratamento e acessibilidade dos prédios públicos” – Mariana Gasparini


Esporte e Lazer

“Ao encontrar a situação das áreas esportivas, foi um susto muito grande. Da mesma forma, a energia da nossa nova administração nos deu um gás para o ponta pé inicial na melhoria dos espaços públicos esportivos, mesmo com baixo recurso. No entanto, a meta está na melhoria dos espaços esportivos, início dos projetos de atendimento aos esportistas da cidade e o apoio das equipes de Jardinópolis em torneios e competições. Valorizando a nossa equipe que está trabalhando de forma árdua, buscando valorizar o esporte” – Reginaldo André de Souza, Secretário; e Maria Beatriz Mininel Capeloci, Coordenadora da pasta.


Finanças e Orçamento

“Objetivamos promover melhorias na área tributária, no tocante relacionado ao IPTU; contratar assessoria para atualizar a Planta Genérica do Município. Também, temos como meta, atualizar todo o nosso Cadastro de Contribuintes, chamado como “Cadastro Imobiliário”. Além, de capacitar nossa equipe de Fiscais Tributários por meio de cursos, afim de promover melhorias nas áreas de fiscalização” – Fernando Antônio Teixeira Covas.


Negócios e Assuntos Jurídicos

“A reunião teve como pauta temas institucionais, especialmente voltados à otimização da organização e do fluxo de trabalho interno, com vistas a aprimorar a eficiência e a prestação dos serviços à população” – Kamilo Toscano de Campos.


Assistência Social

"Principais metas: - Fortalecer a rede de proteção social, fazendo uma boa gestão dos serviços públicos existentes e também das parcerias com as organizações da sociedade civil. - Implementar uma gestão e monitoramento de dados dos atendimentos prestados na Assistência Social para melhor planejar as ações futuras e atender as demandas do município com políticas públicas. - Ampliar a participação das equipes, conselhos municipais e usuários da Assistência Social no planejamento das atividades da área. Principais Desafios: - Lidar com desafios culturais e sociais, como a pobreza, a exclusão e a violência, que afetam a população e superar o assistencialismo ainda muito presente na Política de Assistência Social do município. - Trabalhar o aumento de demanda versus a falta de estrutura adequada nos equipamentos e insuficiência de recursos humanos nos serviços" - Francielle Aleixo.


Saúde

"METAS E DESAFIOS PARA 2025

• Manter horas médicas de Clínico geral e Generalista para atendimento aos usuários do sistema único de saúde para atendimento de primeira consulta e retorno dentro do mês.

• Manter Pediatras na atenção básica.

• Manter e ampliar os atendimentos do programa da Pediatria Social que atende crianças e adolescentes, com ampliação das especialidades pediátricas, tais como: Neuropediatria, Imunologia, Psiquiatria (criança e adolescente), Endocrinologia, Nutrologia, dermatologia, cardiologista, homeopata.

• Manter e ampliar o programa JardTEA. Criação da sala de atividades sensoriais, uma sala de atividades sensoriais é um espaço que estimula os sentidos das crianças, promovendo o desenvolvimento sensorial e a criatividade, especialmente para crianças e adolescentes quem tem dificuldades em lidar com os sentidos, como crianças com Transtorno do Processamento Sensorial (TPS) ou Transtorno do Espectro Autista (TEA). A criação da sala tem como objetivo desenvolver a independência, autoconfiança e autocontrole das crianças e adolescentes atendidos por esse serviço. Objetivo da criação da sala vija, estimular a exploração do ambiente, melhorar as habilidades comunicativas, promover a capacidade de escolha, desenvolver a capacidade de concentração, bloquear distrações, ajudar a entender como as ações afetam o que está ao redor.

• Manter e ampliar o programa farmácia Viva com ampliação da lista de medicamentos fitoterápicos distribuídos no SUS.

• Ampliação da nossa rede de farmácias com a implantação da Farmácia na Unidade de Saúde Antônio Jacomini (Morumbi) e Vila Paulista.

• Funcionamento da nova sala de vacinas na Unidade de Saúde Antônio Jacomini (Morumbi)

• Inauguração e funcionamento do CAPS 1. Com a instalação de um CAPS, os pacientes com transtornos mentais graves ou em situações de vulnerabilidade passam a ter uma base de apoio com possibilidade de acompanhamento intensivo e fortalecimento do apoio familiar além da presença de uma equipe bem alinhada para agir em parceria com o PA quando necessário.

• Construção de uma nova UBS/ESF no distrito de Jurucê (Financiamento Novo Pac)

• Construção de uma nova Unidade de Saúde Vila Reis (Financiamento Emendas Parlamentares)

• Ampliação da UBS/ESF Vila Paulista, com a construção de Farmácia e Sala de vacina para atender a população cadastrada na área.

• Criação de novas equipes de saúde bucal nas unidades básicas de saúde.

• Ampliação da equipe da vigilância sanitária.

• Realização dos mutirões de cataratas, dermatologia, Proctologia, oftalmologia, pequenas cirurgias, vascular.

• Manutenção da sala de curativos com ampliação das coberturas fitoterápicas.

• Criação do ambulatório de Geriatria.

• Criação do ambulatório da saúde da mulher" - Ivanice Maria Cestari


 

Foto capa: Reprodução / Internet / Post facebook prefeito Degan


É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações publicados no site do Jornal Mídia Digital, mesmo reprodução de outro texto, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor conforme Lei nº 9610/98. Contudo, a divulgação ou compartilhamento das publicações originais, apenas as originais, como link ou postagem em redes sociais do Jornal Mídia Digital, estão permitidas.

Comments


bottom of page